.Mais informação «-- Usamos cookies para melhorar os nossos serviços.
Fixa
<menu>

Coroa de dente em porcelana

O que é a coroa dentária?

Qual é a melhor maneira de recuperar um dente muito estragado?

Com um tipo de prótese dentária fixa, conhecido como Coroa Dentária. Pode assim, voltar a ter o dente reconstruído, e até melhorar o seu aspeto. Funciona como uma capa de cerâmica, que envolve todo o dente, até 2mm abaixo da gengiva.

Coroa de porcelana

Optar sempre por coroa cerâmica ou de porcelana. Não existe nenhuma razão para aceitar uma coroa metalo cerâmica. Nem a diminuta diferença de preço justifica.

Fazer sempre prova da coroa

Antes da cimentação final (colocação) da coroa dentária, deve-se fazer uma prova, para ver se tudo está conforme o desejado. Em caso negativo, pedir a correção do que for necessário e efetuar nova prova, em consulta posterior. A sua paciência e exigência serão recompensadas.

Coroa com pino na raiz

Se a destruição de um dente é tão grande que só resta a raiz, ainda assim é possível ter um dente novo, com recurso à tecnologia da coroa dentária.
Primeiro faz-se uma limpeza e selagem da ponta da raiz (tratamento de canal). Depois cimenta-se um pino, fundido em metal no laboratório de prótese, diretamente na raiz e sobre ele, numa peça independente, a coroa, que por sua vez é cimentada sobre o pino ou poste.

Diga não ao Pivô (pivot)

Não se deve fazer uma coroa com pino em peça única, o conhecido pivô, mas em duas peças independentes, como foi referido acima. Caso contrário, fica mais difícil de tirar, no caso de ser necessário "limpar" de novo a raiz. Atenção que isso acontece mais vezes do que se pensa.

Coroa com implante dentário (parafuso)

Quando não existe dente, uma coroa dentária pode ser aparafusada ou cimentada a um poste (pilar) de um implante dentário. O preço vai aumentar, devido ao custo do conjunto implante + pilar e da cirurgia de colocação. Todo o tratamento é muito demorado, três a seis meses.

Faceta de porcelana (restaurar apenas a face do dente)

É um trabalho que não envolve todo o dente, como a coroa, mas sómente a face visível (bucal, labial, vestibular). Serve para corrigir pequenos defeitos na forma e tonalidade do dente.

A faceta pode ter como objetivo clarear um ou mais dentes, quando os métodos normais de clareamento não o conseguem fazer.

Se a faceta de porcelana for muito fina (espessura mínima), é designada lente de contato dental.

É muito importante refletir em conjunto com o dentista, antes de avançar para uma solução deste tipo. Normalmente aplica-se em dentes anteriores superiores, do canino (presa) ao incisivo central.



se faltam alguns dentes → ponte de porcelana